Concurso Literário em Tempo Real
Prêmio Selo de Escrita Criativa

Regulamento

* Versão Atualizada (11 de junho de 2021) *

1. INTRODUÇÃO
1.1. A série de concursos literários Prêmio Selo de Escrita Criativa é uma iniciativa da Editora Selo e tem por objetivo incentivar e promover escritores amadores e a arte literária.
1.2. Os autores-candidatos deverão demonstrar habilidade de escrita criativa e devem produzir os textos em língua portuguesa.
1.3. O concurso realizado na modalidade online (em tempo real) se dará em 4 (quatro) tempos:
       i. cadastramento do autor-candidato e dos respectivos textos no endereço eletrônico premioselo.com.br;
       ii. aprovação do texto cadastrado pela Comissão Organizadora do concurso, e em seguida a publicação imediata no hotsite para exposição ao público; 
       iii. votação online feita pelo público; e posterior seleção dos vencedores Júri Técnico do concurso; e
       iv. divulgação do resultado e a premiação.
1.4. O período de inscrição dos textos vai de 1 a 31 de julho de 2021, podendo ser antecipado ou prorrogado.
1.5. O tema da quinta edição do Prêmio Selo é AS MELHORES COISAS NUNCA SÃO COISAS, que trata da psicologia positiva e o valor das pequenas coisas (Leia o artigo no site).
1.6. Os textos devem ser redigidos em narrativa curta nos gêneros conto, crônica ou poema.

2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. Cada candidato poderá (se assim desejar) inscrever até 3 (três) textos, sendo que apenas 1 (um) dos textos poderá ser premiado, ainda que os demais tenham obtido a classificação entre os melhores.
2.2. As inscrições serão feitas pela internet, no hotsite do concurso (premioselo.com.br), onde será possível fazer o cadastramento dos textos e os dados do autor-candidato.
2.3. No ato da inscrição é obrigatório o preenchimento dos dados solicitados, como nome ou pseudônimo, biografia e redes sociais, dentre outros.
2.4. Os textos cadastrados devem respeitar o tema; e devem corresponder ao gênero literário solicitado: conto, crônica ou poema.
2.5. Os textos serão publicados no hotsite do concurso e deverão ser redigidos em língua portuguesa, com o máximo de 1500 (mil e quinhentas) palavras, o equivalente a 6 laudas.
2.6. Antes da publicação para a votação no hotsite, o texto será apreciado pela Comissão, podendo ser aprovado ou rejeitado.

3. DA SELEÇÃO
3.1. O público poderá votar uma única vez em cada texto, sendo restrita, portanto, a um voto por endereço IP de computador.
3.2. Os textos inscritos ficarão expostos para a votação do público até o dia 31 de julho. Após essa data o período de votações encerrar-se-á.
3.3. O Júri Técnico reservará a semana de 2 a 6 de agosto para a escolha dos textos selecionados.
3.4. Para a seleção dos textos, o Júri Técnico observará os seguintes critérios:

  • Critérios eliminatórios:
    i. Atendimento ao tema proposto
    ii. Atendimento ao gênero literário requerido
    iii. Conteúdo que infringe o Art. 6.3 deste Edital
  • Critérios classificatórios:
    i. Argumento/Mensagem (Notas de 1 a 5)
    ii. Criatividade/Originalidade (Notas de 1 a 5)
    iii. Estilo/Recurso semântico (Notas de 1 a 5)

3.5. A classificação final dos melhores textos se dará pela soma aritmética das notas obtidas pelo Júri Técnico;
3.6. A escolha do texto aclamado pelo público se dará pelo número de votos populares somado ao número de visualizações apurado pelo Google Analytics.
3.7. Como critério de desempate para a classificação geral, será utilizado a o número de votos populares associado ao número de visualizações apurado pelo Google Analytics.

4. DA PREMIAÇÃO
Os prêmios que serão concedidos:
4.1. 01 (um) dispositivo AMAZON KINDLE 10 para o autor de melhor texto, segundo a nota da Júri Técnico.
4.2. 01 (um) KINDLE 10 para o autor do texto mais votado pelo público.
4.3. Publicação do texto na antologia “AS MELHORES COISAS NUNCA SÃO COISAS”, editado e publicado pela Editora Selo, para os 20 (vinte) melhores autores na classificação geral.

5. DOS DIREITOS AUTORAIS
5.1. Os textos publicados no site do concurso serão identificados com os devidos créditos dos respectivos autores-candidatos.
5.2. O autor-candidato declara que o seu texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial perante terceiros.
5.3. Todos os autores-candidatos do Concurso autorizam a divulgação, edição, publicação, republicação do teor das obras nos canais da Editora Selo, incluindo as redes sociais, bem como a publicação em mídia ou peças de divulgação vinculadas ao Concurso.
5.4. Fica definido que o autor-candidato classificado entre os 20 melhores e, por isso, publicado na antologia “AS MELHORES COISAS NUNCA SÃO COISAS?”, aceita ceder à quota parte sobre comercialização do livro, a título de doação, em favor da promoção das próximas edições do Prêmio Selo de Escrita Criativa.
5.5. A Editora Selo garantirá que todos os direitos autorais serão preservados, conforme previsto na Lei nº 9.610/98.

6. DAS PENALIDADES
6.1. A Comissão poderá deixar de selecionar textos por entender que não atendem ao objetivo do concurso.
6.2. A qualquer comprovação de fraude, como cadastro de perfil falso, utilização de texto de terceiros, ou outras ações contrárias que ferem as condições previstas neste regulamento, o autor candidato terá sua conta sumariamente excluída.
6.3. Fica expressamente vetado aos candidatos qualquer publicação cujo conteúdo tenha tom depreciativo, ofensivo, injurioso, calunioso, com viés político-partidário ou que contenha qualquer tipo de discriminação, sob pena de ser desclassificado do concurso e a conta excluída na plataforma pelo Júri Técnico.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. Serão aceitos textos de autoria do candidato que já tenham sido publicados em próprias redes sociais, sendo vetados textos publicados em sites, portais ou blogs de terceiros.
7.2. Este regulamento poderá sofrer alterações pontuais, desde que não modifiquem a natureza do concurso e o seu objetivo, se a Comissão Organizadora julgar que sejam necessárias. No caso de alteração de algum item, todos os autores candidatos serão previamente avisados.
7.3. O contato com a Comissão Organizadora do Concurso, para reclamações, dúvidas ou informações complementares, pode ser feito pelo e-mail webisite@premioselo.com.br.
7.4. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo Comissão Organizadora e pelo Conselho Editorial da Editora Selo.
7.5. A participação neste Concurso implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste Regulamento.

COMISSÃO ORGANIZADORA
EDITORA SELO